BLOG

Comunicação Transparente: menos ruído e mais presença

Antes de iniciar a leitura, gostaria de te convidar a pensar na organização onde você trabalha, ou em qualquer outra que conheça. O que você apontaria como o principal problema dentro dessa organização?
Também pensou em comunicação? Essa é a resposta mais comum.


feeling you feeling me

Ao falar de trauma nas organizações, o lugar em que ele surge de forma mais aparente é na comunicação, veículo dos nossos relacionamentos. O que acontece entre pessoas que estão na ferida do trauma, machucadas e inconscientes disso, é uma comunicação confusa e fragmentada. As palavras dizem uma coisa, mas sua energia e sua linguagem corporal expressam outra porque o pensamento está desconectado da experiência emocional e sensorial. Nosso corpo detecta esse fluxo de informações dissonantes e constrói uma comunicação não-coerente.

Quando não há coerência, ocorre uma agitação no espaço interrelacional, e isso aumenta as chances de haver mal-entendidos, reatividade ou uma escalada nos conflitos. É como se não falássemos a mesma língua. 

Pensar e sentir são processos que fluem através do sistema nervoso: posso sentir e entender. Fazer sentido. E é exatamente aí que entra a abordagem Transparent Communication (Comunicação Transparente).
O que é Transparent Communication (Comunicação Transparente), segundo Thomas Huebl?

Transparent Communication é muito mais que uma simples habilidade de expressão verbal. É um conjunto de habilidades que nos permite compreender e sentir as experiências de forma mais clara e compassiva. É uma prática profunda para melhorar nossa capacidade de nos relacionarmos uns com os outros, transformando medos em honestidade. 

Thomas Huebl descreve a Comunicação Transparente como a habilidade de conduzir relacionamentos em alta resolução, ou seja, construir relacionamentos de alta qualidade com base num tipo de comunicação em que pensamentos, emoções e sensações estão bem definidos e conectados.

Na Comunicação Transparente buscamos:
- tomar consciência da nossa comunicação
- criar uma conexão profunda com os outros
- iluminar pontos cegos para superar hábitos nocivos 


No que se baseia a Transparent Communication (Comunicação Transparente)?
Um dos aspectos centrais da abordagem Transparent Communication é o ambiente de comunicação orientado para um profundo estado de presença (algo muito presente também nas práticas de Thinking Environment). Com técnicas e estratégias específicas, geramos um ambiente apropriado para que nosso sistema nervoso recupere sua homeostase natural, ou seja, acione suas próprias funções reguladoras. Assim, entramos em um estado relaxado e nos tornamos mais abertos para nos receber, nos escutar, estar com a outra pessoa, ser criativos juntos e sentir que estamos conectados pela nossa vulnerabilidade. 

A pressão que normalmente sentimos para responder enquanto escutamos cessa. E, então, simplesmente SOMOS esse ambiente que convida silenciosamente a outra pessoa a se enxergar mais claramente com seus próprios olhos. O efeito de entrar nesse estado de presença tem se provado altamente terapêutico e curador. 

“I feel you feeling me” — “Eu sinto você me sentindo”

Essa é uma das falas mais comuns entre as pessoas que participam das práticas de Transparent Communication. Estar presente e sintonizado com o fato de que existimos uns nos outros é incrível, pois percebemos o quanto somos mecanismos complexos e sensíveis trocando uma infinidade de dados e informações. 

Transparent Communication é, de certa forma, um treinamento que nos ensina a prestar atenção às informações internas que carregamos uns dos outros. Não é apenas um processo intelectual, mas um processo cognitivo conectado a uma experiência emocional e somática (no corpo físico), que provoca uma sensação de bem-estar ao nos fazer sentir ancorados em nossos próprios corpos, com o sistema nervoso regulado.
Quer saber mais sobre o assunto e sobre como ele pode beneficiar a sua comunicação? Fale comigo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram